08/05/2024

Opinião | O Segredo da Criada | Freida McFadden | Alma dos Livros

A família perfeita tem apenas uma regra: nunca espreitar por trás das portas.

Cinco anos após os acontecimentos de A Criada, Millie pensa que pode construir uma vida «normal», formando-se como assistente social e trabalhando para outra família rica... mas está muito enganada!

MISTERIOSO, INTENSO E VICIANTE COMO UM VERDADEIRO THRILLER DEVE SER!

«Millie, nunca entre no quarto de hóspedes...» Uma sombra abate-se sobre o rosto de Douglas Garrick ao tocar na porta do quarto com a ponta dos dedos. «É que... a minha mulher... está muito doente». Enquanto me continua a mostrar o seu incrível apartamento penthouse num dos prédios mais vistosos da cidade, tenho um pressentimento terrível sobre a mulher fechada naquele quarto.

Mas não posso arriscar-me a perder este emprego – pelo menos se quiser continuar a manter o meu segredo. É difícil encontrar empregadores que não façam muitas perguntas, especialmente sobre o passado. Nesse aspeto, agradeço a sorte de os Garrick me terem contratado.

Posso trabalhar aqui durante algum tempo, ficar sossegada até conseguir o que quero. Arrumar e limpar a sua deslumbrante penthouse de vista panorâmica sobre a cidade e preparar-lhes refeições sofisticadas na sua cozinha reluzente. O emprego quase perfeito.

Só ainda não conheci a Sra. Garrick, nem espreitei o quarto de hóspedes.

Tenho a certeza que a ouço chorar às vezes. Também já reparei em manchas de sangue na gola das suas camisas de dormir quando estou a lavar a roupa. Um dia, não consigo evitar bater à porta. E, quando se abre suavemente, o que vejo lá dentro muda tudo..


À semelhança do primeiro livro, A Criada, este foi mais um cheio de surpresas e reviravoltas.
Sinceramente, acabei por gostar mais deste do que do primeiro. Não tenho motivos concretos para isso, mas a verdade é que senti que a escrita neste segundo livro foi mais consistente e ainda mais fluída. A autora consegue, mais uma vez, prender-nos à Millie e a tudo o que ela vai pensando e fazendo. Adoro!
Achei a Millie mais ponderada e mais adulta neste segundo livro. A vontade de ajudar outras mulheres maltratadas continua presente, mas, desta vez, conseguimos perceber que, primeiro ela analisa e depois tenta perceber se consegue ou não ajudar. No entanto, algumas vezes, Millie ainda mostra aquela faceta ingénua e inocente de quem quer ajudar tudo e todos. É isso mesmo, é essa alternância entre o ingénuo e a maturidade que nos traz uma Millie mais fascinante ainda do que no primeiro livro.
Neste segundo volume, que, novamente, começa com um capítulo de nos deixar em pulgas, ficamos a saber que depois da primeira pessoa que ela ajudou, ainda que involuntariamente, Millie apaixona-se e vive tempos muito felizes, ainda que conturbados, dada a procura que ela tem para ajudar quem mais precisa. É novamente uma criada ao serviço de um casal, à partida normal, mas que em muito pouco tempo se percebe que são tudo menos normais aquele marido e aquela esposa. Fui apanhada de surpresa várias vezes neste livro, tenho de admitir e, de cada vez que isso acontecia, só conseguia pensar "mas que raio?! Fui enganada outra vez?" ... Adoro quando isso acontece e uma história me surpreende contantemente. Traz mais vivacidade à leitura e isso faz toda a diferença.
A forma como a autora consegue colocar algum romance e algumas cenas "doces", ajuda em muito a que o leitor sinta a leitura e sinta que aquelas personagens calculistas também sentem e também se emocionam. Gosto imenso disso e, se por um lado, nunca fui muito com a cara do actual namorado dela, fiquei extremamente feliz quando o "nosso" Enzo entra novamente em cena, quanto mais não seja para ajudá-la a sair da embrulhada onde ela foi metida!

Se já tinha ficado com esta autora debaixo de olho com o primeiro livro, com este aqui fiquei completamente fã!
Quero muito, muito ler os seguintes! Ainda bem que ela tem já vários livros escritos para irmos matando a "vontade" ..

Recomendo, obviamente!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é valioso!
Obrigada pela visita e volte sempre!