24/11/2023

Opinião | Apaixonei-me pela Esperança | Lancali | Quinta Essência

 
No cenário implacável de um hospital, apaixonei-me por um rapaz provocador, de olhos de sol, que se tornou a minha única alegria naquele lugar desolado. Foi isso que tornou ainda mais doloroso o facto de ele se ter suicidado à minha frente.

Desde então, jurei nunca mais amar ninguém. Com três exceções: os meus amigos, Sony, Neo e Coeur, um pequeno grupo de miúdos rebeldes e terminais. A Sony lidera a ofensiva, ansiosa por sentir o ar da liberdade mas com apenas um pulmão para o respirar. O Neo, um escritor de mau-feitio e cadeira de rodas, mantém o registo dos nossos grandes feitos, desde roubar a aterrorizar o nosso enfermeiro. O Coeur é o menino bonito, o músculo, o gigante gentil com um coração a falhar.
Antes de a morte inevitavelmente vir bater às nossas portas, temos um último plano. A grande fuga que nos levará para longe dos abusos, das perdas, e da realidade das nossas doenças. Por isso, o que acontece quando outra pessoa entra inesperadamente nas nossas vidas? O que acontece quando se junta ao nosso grupo e me deixa sem fala com o seu sorriso provocador? O que acontece quando, ainda que o terror de sofrer uma nova perda seja incontrolável, começo a apaixonar-me?
O livro que destroçou corações um pouco por todo o mundo e conquistou irremediavelmente o BookTok.


Como é que eu começo esta opinião sem me sentir e comovida? A ver vamos...
Provavelmente, este terá sido o livro mais triste e que mais me partiu o coração até hoje. Não aquele tipo de tristeza como as histórias de Nicholas Sparks, por exemplo. Mas sim aquela tristeza que a inevitabilidade nos traz. Pode ser um livro ficcional, personagens fictícias, mas a verdade é que se baseia em algo real. O facto de que existe, no mundo real, algo como a doença, a morte, a solidão, o desespero, a perda e a própria tristeza, faz com que cada página deste livro seja, ao mesmo tempo, dilacerante e apaziguadora.
Ninguém gosta de ir ou estar num hospital. No entanto, estes miúdos encontraram, no hospital, o refúgio que precisavamk para conseguirem suportar tudo o que a vida lhes estava a proporcionar, sem que nenhum deles tivesse pedido por isso.
Para além da amizade que se formou entre as personagens, este livro é, também sobre Esperança, Amor, Paixão, Resiliência e Bondade. Centra-se num grupo de amigos que estão ligados pelas enfermidades que carregam e que não os deixa ter uma vida plena e normal fora de um hospital.
Para além de termos as doenças que são mais "facéis" de detectar, este livro aborda também aquela que eu considero que é a doença do século... A doença mental... aquela que nos mata de dentro para fora e que ataca a nossa essência e a nossa alma.
São tantos os temas que este livro aborda, para além das doenças que fica complicado falar de todos eles.. Violência doméstica, abusos, bullying, o ser-se diferente dos outros, o tentar adaptar-se e não conseguir, o querer ser-se algo e quem mais nos devia apoiar não aceitar e mandar-nos abaixo.
Podia estar aqui o dia todo a falar deste livro e o que me fez sentir, mas nunca mais saía daqui e tenho limite de palavras ... Só vos posso dizer que, embora seja um livro com temas e abordagens dificeis, é um livro que não podem, nem vão querer deixar de ler.

Façam um favor a vocês mesmos e leiam este livro!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é valioso!
Obrigada pela visita e volte sempre!