07/11/2017

Opinião | Aquela Luz | Jay Asher | Editorial Presença

Sierra quer compreendê-lo. Caleb anseia por se redimir. Juntos, podem encontrar o verdadeiro amor se tiverem coragem para o aceitar. Sierra vive no Oregon, onde os pais possuem uma plantação de pinheiros. Quando chega o inverno, a família muda-se para a Califórnia para vender as árvores durante a época natalícia. Sierra tem assim duas vidas: uma no Oregon e outra na Califórnia. Estar numa vida significa deixar a outra, mas isso pouco lhe importa até que um dia, perto do Natal, conhece Caleb, e uma vida eclipsa a outra. 
Caleb não é o rapaz perfeito. Uns anos antes cometeu um erro muito grave e ainda está a pagar por isso. Mas Sierra consegue ver para além do passado de Caleb e está determinada a ajudá-lo a encontrar o perdão e a redenção. Um clima de suspeitas, preconceito e desaprovação surge em torno deles, e Caleb e Sierra não conseguem deixar de se interrogar se o amor é realmente suficiente para ultrapassar todos os obstáculos...

(Pode Conter Spoilers... ou não)
Jay Asher nunca desilude e este livro é mais um exemplo disso. Depois de termos lido o "Por Treze Razões", seria de esperar que a história entre Caleb e Sierra fosse algo assim para o dramático e doloroso, mas entre estes dois jovens, apesar de conseguirmos ter noção de alguns problemas e traumas pessoais, temos também a noção de que são apenas dois jovens, completamente normais, que, por capricho do destino se conhecem apesar de morarem longe um do outro. Lá se costuma dizer "o que tem de ser tem muita força", e neste caso assim é. 
Sierra é uma jovem cheia de energia e bons sentimentos. Trabalhadora, boa aluna e amiga das suas amigas. A questão é que, apesar de ser uma jovem como tantas outras, ela tem como que duas vidas em separado. Durante o ano todo ela tem a sua rotina diária no Oregon e lá tem as suas melhores amigas, as aulas, e residência oficial. quando chega à quadra natalícia, ela muda-se para a Califórnia para vender as árvores de Natal, que os pais criam no Oregon. E isso acontece desde que ela nasceu. Na Califórnia, também tem uma melhor amiga que espera o ano inteiro para poder estar com ela. É na Califórnia que Sierra tem as suas melhores recordações de infância, quando lá passava a quadra festiva com os avós e com a família da sua melhor amiga. É também na Califórnia que Sierra vai conhecer o seu primeiro amor verdadeiro. Caleb. Também ele um jovem completamente normal, apesar de ser atraente e carismático. Aos poucos aproxima-se de Sierra, embora ela tenha ouvido rumores sobre ele. Algo que aconteceu no passado e que agora alterava a forma como toda a gente o tratava e lidava com ele. Caleb era quase um renegado da sociedade. Sierra espera até que ele se sinta confiante o suficiente para lhe contar toda a verdade. Terá de ser ele a fazê-lo porque ouvi-lo da boca dos outros nunca será a mesma coisa. Ele ter tido coragem de lhe contar algo que mudou a sua vida por completo, é a prova de que ele realmente gosta dela, apesar de saber que em breve ela terá de regressar ao Oregon. Ao longo do livro, Caleb revela-se um jovem sensível e bondoso, que procura redimir-se do que fez no passado e mostrar a todos que merece ser perdoado e ser aceite por todos, tal como era antes de tudo acontecer. Faz o bem que pode por quem realmente precisa e acredita, no fundo do coração. que Sierra é a pessoa pela qual ele conseguirá ser uma pessoa melhor e diferente. É aquela pessoa que fará com que tudo valha a pena.
Sou sincera quando digo que adorei este livro, e só não lhe dei as cinco estrelas porque queria ter tido mais de Sierra e Caleb pós Califórnia, nem que fosse uma pequena passagem. Mas, como tem sido habitual, adorei a forma como Jay Asher põe as palavras no papel. De uma maneira simples e sem dar aquela sensação de artificial. Descreve sentimentos verdadeiros e emociona-nos com as suas personagens tão humanas e com personalidades tão diversas.
Uma história terna e intensa que aconselho a lerem, principalmente porque nos dá um prelúdio do Natal que se aproxima!
(Este exemplar foi gentilmente cedido pela Editorial Presença em troca de uma opinião sincera)

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é valioso!
Obrigada pela visita e volte sempre!