15/09/2017

Opinião | A Única Memória da Flora Banks | Emily Barr

Um livro simplesmente inesquecível, que nos fica gravado na pele e na alma.

O meu nome é Flora Banks, tenho 17 anos e tenho amnésia.
Quando tinha dez anos, removeram-me um tumor do cérebro.
Desde então, sou incapaz de me lembrar do que acontece no dia a dia. Não consigo criar novas recordações.

O meu nome é Flora Banks, tenho 17 anos e tenho amnésia.
A minha memória reinicia inúmeras vezes. Suspende-se e recomeça como se a desligassem da corrente sem aviso. Para me lembrar de quem sou e do que gosto, escrevo-o em papéis.
Gravo-o até na minha própria pele.

O meu nome é Flora Banks, tenho 17 anos e tenho amnésia.
Esqueço tudo o que me acontece, exceto o momento em que beijei o Drake. 
Um beijo que pode ser a minha cura. Um beijo que está prestes a levar-me numa viagem arriscada e que mudará a minha vida para sempre. 
Será que estou preparada para tudo o que vou encontrar?

O meu nome é Flora Banks, tenho 17 anos e tenho amnésia, mas sou muito corajosa!
Um livro marcante!
Uma jornada emocionante que nos faz acreditar no impossível.

(Pode Conter Spoilers) 
Quando peguei neste livro não sabia nem o que esperar, admito. No entanto, a história que nos dá a conhecer a doce Flora, é tudo menos previsível!
Para começar, adorei a escrita da autora. Simples, fluída e do tipo que nos chega ao coração sem grandes floreados e caprichos. Revelou-nos uma Flora constantemente confusa e constantemente corajosa. 
Flora Banks é, de facto, uma menina muito corajosa. E para prová-lo, resolveu agarrar-se, ainda que acidentalmente, à única memória que o seu cérebro conseguia guardar sem que fosse preciso lembretes, tatuagens, bilhetinhos em tudo o que é sítio.
Flora teve um problema quando tinha dez anos e, desde aí, o seu cérebro não lhe permite guardar memórias por mais de que uns minutos ou horas. Lembra-se de tudo o que aconteceu antes dos dez anos, mas depois disso só se recorda do que vai lendo nos post its que encontra em qualquer lugar. Por isso mesmo, a família, os pais, decidiram protegê-la ao máximo e com isso, Flora não se consegue desenvolver para além das memórias dos seus dez anos. Isso até chegar o momento em que ela descobre que é uma adolescente, sequiosa de amor e de aventuras. 
Através de um infortúnio vê-se sozinha em casa e livre para poder ser livre e é exactamente o que faz. Embarca numa aventura que muitos de nós não teria coragem de realizar e prova que não é aquela adolescente presa nas únicas memórias de quando tinha dez anos. É uma jovem com gosto pela vida e que ao longo do caminho vai conhecendo diversas pessoas que a ajudam como podem e que lhe dão o devido valor e apreço. Faz muitas amizades, passa por muitos desgostos e desilusões, mas mantém sempre a coragem que a leva a querer conhecer e fazer tudo o que o seu corpo e mente desejam.
Adorei a Flora, apesar de algumas vezes me sentir frustrada pelas situações pelas quais ela se deixava envolver. Não conseguir manter uma memória por mais de alguns minutos consegue ser bastante frustrante e aterrador. 
Com e pela Flora, conseguimos perceber que o mundo não se resume às memórias que conseguimos guardar, mas também às memórias que podemos criar, no presente e no futuro! Ter coragem para mostrar quem realmente somos e quem queremos ser no Mundo. 

Uma lição de vida este livro de uma personagem deliciosa e corajosa como a nossa Flora!

(Este exemplar foi gentilmente cedido pela TopSeller em troca de uma opinião sincera)

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é valioso!
Obrigada pela visita e volte sempre!