23/12/2013

Escangalhar a Cena 1x Por Semana #12

Após duas semanas de pausa forçada, aqui estou para mais um Escangalhar a Cena.


Não esperem por algo estrondoso, porque a inspiração é pouca e a imaginação foi-se nos últimos dias. 


O tema desta semana é, inevitavelmente, o Natal.

Há quem goste e há quem não goste (resta saber qual a percentagem maior). 
Eu já gostei mais, admito. Há situações que ocorrem algures na nossa vida que nos obrigam a olhar para certas festividades com outros olhos. De uma maneira mais fria e mais calculista! 


O que é o Natal? 
significado do Natal é o nascimento de Jesus Cristo e a sua comemoração anual acontece há mais de 1600 anos no dia 25 de dezembro. 
nascimento de Jesus é o significado religioso do Natal hoje em dia.
Natal refere-se a nascimento ou ao local onde ocorreu o nascimento (por exemplo, "cidade natal" significa "cidade onde aconteceu o nascimento"). A palavra "natal" significa "do nascimento".
Isto é o significado oficial de Natal.
É tudo muito bonito de facto, isso se realmente as coisas fossem assim e tivessem tão e somente este significado. No entanto, o que significa mesmo "Natal" hoje em dia, para a maioria das pessoas?
Eu digo-vos:
Consumismo e Capitalismo, Comércio. Vendas e lucros.

Antigamente, e não assim há tanto tempo, o Natal para mim significava a noite, ou o dia em que a família toda estava reunida. É óbvio que gostava de receber presentes, mas nada mais eu era do que uma criança. 
Hoje em dia as crianças não querem receber um carrinho, uma pista ou uma bonequinha. Querem Playstations da última geração, computadores, Ipad's, Tablets, Telemóveis, Iphone's, etc.. etc...
Tudo bem que o Natal é das crianças, até aí não podia estar mais de acordo, mas até que ponto é que as crianças têm "as costas largas"? Até que ponto é que as crianças servem de desculpa para os adultos comprarem o que podem e o que não podem? Até que ponto as crianças são o suporte da vaidade de muitas pessoas que esperam por esta altura do ano para decorar, exageradamente, as suas casas, para que os outros possam ver e invejar?
Será o Natal mesmo uma época de paz e alegria? De júbilo e de solidariedade? ou é, pelo contrário, uma época em que as pessoas se aproveitam umas das outras para conseguirem receber alguma coisa?
Sinceramente, já não sei! 
Não deixei de gostar do Natal, mas para mim, o Natal ainda é o que era há uns anos atrás... Dias em que a família (agora ainda mais pequena) se junta para conversar, rir, beber, comer e no final de tudo partilhar algumas horas com quem mais se gosta. 
Por isto tudo é que costumo dizer que "Natal é quando o homem quer" porque não é necessário chegar ao dia 24/25 de Dezembro para estarmos todos reunidos, para oferecermos um mimo a quem se gosta, para reconhecermos quem de facto é importante para nós! 
Sei que vos pareço um pouco amarga, e por tal, peço desculpa... mas neste momento é para mim impossível olhar para esta quadra de outro modo. 
A quem gosta do Natal por aquilo que o Natal representa nos nossos corações desejo um Santo e Feliz Natal... 

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é valioso!
Obrigada pela visita e volte sempre!