04/12/2013

Escangalhar a Cena 1x Por Semana... #11



Bom dia!!


Esta semana não consegui publicar o Escangalhar na segunda feira, mas é como diz o outro (que não faço ideia de quem seja) "Vale mais tarde, do que nunca" e é assim, o "outro" geralmente tem sempre razão. 

Esta semana a inspiração (novamente) não é das melhores, mas vou tentar fazer o meu melhor. 

O tema que escolhi para esta semana foi: "Boa-Educação Vs Call Centers (e não só)".

Quem, hoje em dia pode dizer que nunca ligou para um Call Center, seja de que área for? 

Infelizmente, eu tenho de dizer que ao longo da minha vida já liguei para vários e ultimamente tenho ligado diariamente para um (por razões um pouco chatas) e o que reparo é que, cada vez mais sentimos que a boa educação não faz parte do programa de formação (se é que ele existe) para se trabalhar em um Call Center ou num serviço de atendimento ao cliente.

Senão vejam: Custa muito atender a chamada com um "Bom dia? Boa tarde? Boa noite?" 
Nãoooooo
 

Custa muito, quando se passa a chamada para outro departamento ou especialidade, despedir-se com um "Aguarde um momento, se faz favor" ou até mesmo "Até à próxima, passar bem". 

Caraças, pá!! Hoje em dia pagamos por tantas coisas, mas a boa educação é uma coisa que ainda é de borla!! É DE BORLA!! À BORLIX!! O pessoal gosta tanto de coisas grátis, mas esquecem-se desta que é tão, mas tão importante e tão rara nos dias de hoje! 

E, ainda tem mais... Sim, mais ainda . Quantas vezes vão a um café, por exemplo, e a empregada em vez de dizer "Bom dia, o que vai querer?", apenas acena a cabeça como que a dizer: "Vá lá rápido que tenho mais que fazer"? A minha reacção: 
Se eu fosse na mesma linha de acção destas pessoas, a minha resposta seria: "Dá aí a merda de um café e vê se o fazes como deve ser, em vez de me dares um café que mais parece água de esgoto!". No entanto, e como fui bem educada pelos meus pais, prefiro dar a chamada "chapada sem mão" e dizer: 

"Bom dia, gostava de um café, se faz favor, obrigada"

Opá, é que não custa naaaaada, nada mesmo colocar um sorriso no rosto de uma pessoa, por sermos bem educados. 
Numa sociedade em que as pessoas são todas cheias de "não me toques" seria de esperar que dessem mais importância à boa educação e à boa interacção com os outros. 

E vocês? O que acham? Também já vos calhou muitos atendimentos assim?

6 comentários:

  1. Não posso concordar mais com o que disseste... O que não falta aí são pessoas mal educadas... A melhor maneira de lidar com elas é responder com educação e um sorriso de orelha a orelha como quem acaba de ganhar a lotaria! Enfim... Felizmente nem tudo é mau e encontramos sempre pessoas simpáticas.
    Posso dar o exemplo da minha mãe, que é telefonista na La Redoute, e sei que ela é sempre bem educada. Já quando vou aos CTT da minha terra só me apetece fugir... Cada pessoa pior que a outra!

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    1. Graças a Deus que ainda há pessoas educadas e bem formadas.

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  2. para alguém que jà trabalhou num call center: sim existe formação, e sim tinha um texto para dizer em que constavam frases de educação. era obrigada a cumprir o texto, porquer as chamadas são gravadas e controladas, jà que existe uma avaliação interna e externa que influênciam se o contrato é renovado no fim do mês, sim porque os contratos são mensais, ou eram no meu tempo. depois de reler este pedaço parece que fui insultada o que não é o caso :) , apenas queria explicar que quando tem um limite de tempo para falar, e és obrigada a atender um determinado n.° de telefonemas, e em que quase todas as chamadas são insulto sim insulto não, quando não é de gozo, ou um idoso que quer companhia até temos empatia mas o chefe de secção começa a olhar ou a fazer sinais, ou ameaças (nem sabes a quantidade de vezes que me pediram o nome para me processarem, porque eu era a "cara" da empresa), o stress é tanto e a vontade de ser simpatico é igual a zero, que se podem esquecer. antes de trabalhar num call center tinha uma opinião, depois de trabalhar num fiquei com respeito e acredita nunca mais vou trabalhar num nem que esteja desesperada para arranjar emprego... e não fiquei chateada com o teu comentario :), sim eu sei que parece, desculpa :)
    bjs

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    1. Olá Susana,

      longe de mim estar a insultar quem trabalha num Call Center e faz o seu trabalho como deve ser. Tudo bem que a pressão pode ser imensa, mas as pessoas que ligam também não sabem disso, e nem sequer têm culpa das pressões e/ou maus ambientes que existem por detrás daquela chamada. Não estou a dizer que são todas as pessoas que trabalham em Call Centers que são assim, mas até hoje, ainda não tive um funcionário que antes de desligar uma chamada, me dissesse "Espero ter sido útil, tenha um bom dia" ... Não digo para estarem ali horas e horas a "gramar" uma pessoa desconhecida, mas não é por se ser bem educado que a chamada dura mais ou menos tempo. Todos os dias lido com clientes, cara a cara (que ainda é pior pq se estiver maldisposta é mais difícil de disfarçar) e tento sempre, mas sempre ser bem educada.
      Os assuntos que escolho para falar no Escangalhar são assuntos e situações vividas por mim, e, com base nas minhas experiências com serviços de atendimento ao público, não tenho tido muita sorte. Pode ser que um dia me calhe uma "Susana Esteves" que seja bem educada e simpática ;)

      Beijinhos e espero que não tenhas ficado ofendida e que continues a seguir semanalmente o Escangalhar e que tenhas sempre vontade para comentar ;)

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    2. não fiquei ofendida, parece, mas acredita não fiquei, e tens razão não é desculpa para não se ser simpatica/o :)
      bjs

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