05/04/2013

Opinião Destaque - Encantamento de Alice Hoffman


Este mês teremos as opiniões destaque de Teresa Carvalho.

Desta feita, o livro que ela nos traz é "Encantamento" de Alice Hoffman

Sinopse
Alguma coisa está prestes a acontecer - disse-me a minha mãe. - Vai começar com um só sofrimento que se transformará em mil. Serão numeroso os sofrimentos tanto quanto as estrelas que há no céu. É agora que começa.
Estrella deMadrigal pensava que sabia quem era: filha, neta, irmã, melhor amiga, amada. Ela é a Estrela no Céu Nocturno, a Verdade no meio da Escuridão. Mas, em Espanha, neste século cruel e impiedoso, a verdade é um bem precioso e raro. Os Judeus que recusam a conversão ao Cristianismo arriscam tudo o que têm: o amor, a vida, a família e a fé.
A certa altura, um descoberta espantosa abala profundamente a existência de Estrella. No entanto, essa devastadora mudança é provocada por algo pequeno e doce. Um beijo. O beijo de alguém que Estrella está proibida de amar.
À medida que uma nova rapariga emerge do casulo de segredos no qual foi criada, a paixão desponta e a amizade desmorona - a traição acaba por libertar um monstro maligno das profundezas da terra. Estrella dá por si numa situação que nunca julgou ser possível; é alguém que nunca imaginou ser.

OPINIÃO TERESA CARVALHO
Alice Hoffman é uma autora conotada com literatura para crianças e jovens adultos mas desengane-se quem pensa que esta autora é “só” isso!
É o terceiro livro que leio dela e cada vez mais gosto da sua escrita “encantada”!
Este livro conta-nos a história de Estrella, uma jovem judia na Espanha inquisicional do século XVI. Mas conta-nos muito mais...
Com um tipo de escrita algo leve e peculiar, Alice Hoffman relata-nos os acontecimentos relacionados com a segregação e perseguição feita a judeus e cristãos conversos neste caso em Espanha, mas que perfeitamente se pode situar em Portugal ou outro país onde a Inquisição operou verdadeiros horrores em nome da religião.
O tema sendo pesado e dramático, é no entanto tratado duma forma mais subtil do que estou habituada, mas não menos interessante.
O titulo do livro é de certa forma enganador! Antes de iniciar a leitura da obra, julguei tratar-se duma história virada para o misticismo e até mesmo fantasia, mas, na realidade tal não é o caso. O nome é tradução de Incantation, que nos remete para rituais, sortilégios, fórmulas encantatórias que estão associadas neste caso á cultura judaica reprimida e obrigada a usar “disfarces” numa sociedade católica opressiva e repressora.
Com um pequeno número de personagens bem estruturadas, contado na 1ª pessoa (o que só por si me agrada bastante), podemos quase sentir as tristezas, revoltas e angústias de Estrella e seus familiares, amigos e vizinhos, na época brutal e sanguinária das perseguições religiosas operada pela Inquisição em nome do Deus Católico e da sua Igreja.
Este pequeno livro que se lê quase dum fôlego, pode parecer ligeiro e de qualidade mediana é no entanto uma obra singular e emotiva que a meu ver tem sido injustamente classificada, o que a remeteu para uma posição inferior, levando mesmo a ser bastante ignorado.
Pessoalmente gostei bastante deste livro e recomendo sem reservas a sua leitura.

Teresa Carvalho
Abril 2013

2 comentários:

  1. Também tenho por ler e confesso que fiquei um pouco mais curioso.

    ResponderEliminar
  2. hehe.. mais uma razão para agora o leres Vasco!!

    ResponderEliminar

O seu comentário é valioso!
Obrigada pela visita e volte sempre!