18/03/2024

Opinião | Amor e Outras Mentiras | Andreia Ramos | Saída de Emergência

Uma namorada fictícia. Um casamento fora de controlo. Um reencontro com o passado que vai mudar as suas vidas.
Vanessa é a personificação da simplicidade. Deem-lhe uma t-shirt engraçada e um bom copo de vinho, e consegue até aturar os clientes da pior agência de comunicação do mundo. Mas quando o seu melhor amigo revela que precisa de uma namorada fictícia para levar ao casamento da irmã — com o intuito de esconder de uma família altamente conservadora a orientação sexual —, Vanessa não hesita em transformar-se na pretendente de sonho de quaisquer pais ricos e exigentes.
No entanto, conseguirá ela manter as aparências quando se depara com um amor antigo? E será possível manter o papel de menina bem-educada diante da avó altamente homofóbica do amigo? E daquele cão horrível que anda sempre atrás dela?
Entre situações hilariantes e embaraçosas, esta é uma obra deliciosa sobre um casamento fora de controlo, que nos faz refletir sobre o que realmente é importante na vida. Ao mesmo tempo, confirma o talento único de Andreia Ramos, definitivamente a nova sensação da comédia romântica.


Quando peguei neste livro, já desconfiava de que ia ser uma leitura viciante e divertida, como a Andreia já nos habituou.
Neste pequeno (grande) livro temos de tudo:
  • Melhores amigos que fingem que são namorados;
  • Uma família armada em finória cheia de "não-me-toques";
  • Uma vó com a mania das grandezas;
  • Um mini-cão que tem a mania que é grande e que tem mau feitio;
  • Um irmão "podre de bom" que faz as delícias de todas as solteiras da região e mais além.
  • Uma Vanessa cheia de vida e com um armário recheado de t-shirts com frases provocatórias e hilariantes.
Ainda não li todos os livros da Andreia, este é o terceiro e se já tinha adorado o "De Espanha... sem Amor", este aqui tem tudo o que eu gosto e subiu no meu ranking. Romance, cenas mais quentes escritas de uma forma nada constrangedora e vulgar, como muitas vezes encontramos em outros livros, comédia e a introdução de um mini-cão chamado Frufru de focinho empertigado, é a cereja no topo do bolo. Adorava ter um canito como o nosso Frufru.

A Andreia tem uma forma de escrever que nos prende e que nos faz esquecer da realidade. Faz-nos rir e sorrir e faz com que nos sintamos bem. As gargalhadas que dei com as tiradas da Vanessa e do Duarte souberam-me pela vida e, mesmo já tendo passado algum tempo desde que o li, ainda hoje em dia apanho-me a rir quando me lembro de uma ou outra passagem do livro. A cada livro que a Andreia lança, vê-se um amadurecimento e uma evolução muito positiva na sua forma de escrever.

A Vanessa é uma jovem mulher super activa, com um cérebro extra-estimulado e um coração enorme. Faz de tudo pelo seu melhor amigo, Duarte e, dói-lhe imenso o facto do melhor amigo ter de fingir que tem namorada para esconder a sua verdadeira realidade da própria família. Sendo que Vanessa tem uma família adorável e amorosa, que não julga nem condena. Gosto imenso de como eles são tão cumplices e tão presentes um para o outro. Contudo, não posso deixar de frisar que a minha personagem preferida foi o Lourenço. Um jovem empresário de sucesso, obrigado pela família a tomar os negócios da família nas mãos, mantém um coração genuíno e afável. Adora os irmãos e aquele casamento da irmã vai trazer-lhe tudo o que ele mais desejava. 

Gostei imenso de todas as personagens, mesmo as mais intoleráveis. Acho que estava sempre na esperança de que, pelo menos, a "vó" abrisse os olhos e visse que a vida merece ser vivida de outra forma e que não nos vale de nada termos a mania que somos melhores do que os restantes que andam à nossa volta. Detesto pessoas preconceituosas, mas essa "vó", com mais um bocadinho de paciência, poderia ser moldada para melhor. Quem sabe...?

Resumindo: Este é uma leitura que vocês não vão querer perder! Têm uma tarde livre? Então é a tarde perfeita para ler este menino.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é valioso!
Obrigada pela visita e volte sempre!