27/03/2023

Opinião | Ela e o Gato | Makoto Shinkai | Naruki Nagakawa | Editorial Presença

ISBN: 9789722370141
Editor: Editorial Presença
Ano: 2022
Idioma: Português
Encadernação: Capa mole
Páginas: 160
Classificação temática: Romance
EAN: 9789722370141


Quatro mulheres. 
Quatro gatos. 
Quatro histórias unidas com delicadeza e simplicidade.

O romance japonês que já conquistou milhares de leitores.

É primavera, mas o dia amanheceu chuvoso. Miyu, uma rapariga que vive sozinha na grande cidade, encontra um gato enroscado numa caixa de cartão e leva-o para casa. Ela tem dificuldade em expressar o que sente. Ele, que pensava ter de ficar na rua, observa agora as rotinas de Miyu. Juntos, ela e Chobi, o gato - o narrador que inaugura esta história - vão abrir os seus corações e as suas vidas a outros seres, ao mundo lá fora.
À de Miyu e Chobi, vão juntar-se outras três histórias - em que ouvimos a voz das protagonistas e dos seus gatos - entrelaçadas numa delicada tapeçaria. Este é um romance sobre a fragilidade da existência e a solidão e, mais que tudo, um livro que nos mostra como mesmo nos momentos mais difíceis, quando a esperança nos parece abandonar, continuamos profundamente ligados ao mundo que nos rodeia - muitas vezes de formas que não poderíamos imaginar.


    Sendo dona de três gatos, sei muito bem o poder curativo que eles têm. Para além de serem super práticos no seu dia a dia, os gatos conseguem imiscuir-se na nossa forma de ver a vida. Não estou a brincar. Quem tem gatos, saberá, certamente, do que estou a falar. Desde que tenho gatos sei que estou mais protegida e sei que sou muito amada. Só quem não tem gatos é que pode dizer mal deles. Têm a fama de serem independentes e frios, que ligam pouco aos donos e que só querem o seu bem-estar e conforto. Não podiam estar mais enganados. Desde que tenho gatos, não estou um segundo sozinha e, se me sinto triste ou adoentada, são eles que se chegam para perto de mim e tentam absorver o que me está a fazer mal. Sou imensamente feliz por ter os meus gatos e, espero que ao longo da vida, me seja sempre permitido tê-los porque já não saberia ser alguém que não tem gatos. Atenção que também adoro cães!
    Em relação a este livro delicioso, dizer que é adorável e enternecedor é dizer pouco. Miyu, uma jovem calada e tímida vai encontrar em Chobi - aquele gatinho que ela encontrou à chuva - um amigo e um confidente. Sempre que ela se sentia mais triste ou desanimada, era Chobi que a consolava e lhe dava todo o amor que o seu pequeno grande coração tinha. Chobi, aos poucos e poucos vai-se aventurando pela vida e, nas suas pequenas viagens, vai encontrar outros gatos e um cão muito especial que, vamos ver no final do livro, faz toda a diferença. Foi engraçado ver como as histórias dos quatro gatos principais deste livro e as quatro personagens humanas, estão, de alguma forma, todas ligadas no seu quotidiano.
    É deveras gratificante ler um livro destes que mostra bem o poder curativo que um animal nos traz. Neste caso em particular, os gatos. Como disse anteriormente, são animais que, por norma, gostam muito do seu espaço e do seu tempo a sós, o que não quer dizer que não sejam amorosos e que não amem os seus donos. Todos os dias, Chobi e os restantes companheiros mostram o quanto amam as suas donas e o quanto querem que elas sejam felizes.
    Um livro que recomendo totalmente, pela sua ternura e por mostrar tão bem o quanto os gatos podem e são importantes na nossa vida.

 E vocês? Gostam de gatos? 

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é valioso!
Obrigada pela visita e volte sempre!