26/06/2017

Opinião | Nimona | Noelle Stevenson | Espaço Infanto-Juvenil | Saída de Emergência

Obra vencedora do Prémio Eisner. 

Quando o vilão Lorde Ballister Coração Negro conhece uma rapariga misteriosa de nome Nimona, ambos são impelidos a uma parceria criminosa com o objetivo de lançar o caos no reino. Assumem como missão provar perante todos que Sir Ambrosius Virilha Dourada e os seus comparsas no Instituto Para a Aplicação da Lei & Heroísmo não são tão heroicos e nobres como todos julgam.

Vão ocorrer imensas EXPLOSÕES.
E CIÊNCIA E TUBARÕES também não vão faltar.

Mas quando simples atos traquinas se transformam numa batalha sem quartel, Lorde Coração Negro descobre que os poderes de Nimona são tão misteriosos quanto o seu passado. E o seu lado selvagem poderá ser muito mais perigoso do que ele próprio está disposto a admitir…

NÉMESIS!
DRAGÕES!
CIÊNCIA!
VENHA CONHECER NIMONA!

Sempre, desde muito pequena, que gosto de banda desenhada, de todo os tipos e feitios. Admito que ainda não tinha ouvido falar deste "Nimona", mas assim que o vi, publicado pela Saída de Emergência, fiquei completamente rendida, tanto ao que dizia a sinopse, como os desenhos.
Os traços artísticos deste livro são tão simples e, ao mesmo tempo, tão complexos que acabam por criar um verdadeiro festim visual. As cores, as transições de vinheta para vinheta, é tudo uma combinação de uma história deveras original e de personagens cheias de vida e intensas.
Nimona é a vilã mais adorável de sempre, ou pelo menos ela pretendia ser uma vilã. Quer à força toda ser o braço direito do maior vilão da história, pelo menos para ela, Lorde Ballister Coração Negro. Contudo, após várias páginas, conseguimos perceber que Coração Negro é dos vilões com mais consciência e bom coração de sempre. Quer vingar-se pelo que lhe fizeram no passado, mas acima de tudo, quer repor a justiça e a verdade que impera no reino.
Seria de esperar que, sendo a pessoa irrequieta, intransigente e teimosa que Nimona é, Lorde Ballister quisesse, de alguma forma, livrar-se dela a todo o custo. Não foi o caso. Aos poucos, Nimona foi conseguindo o seu ligar no coração de Ballister e tornando-se sua amiga contra tudo e contra todos.
No entanto, apesar de Nimona não ser uma menina má de todo, conseguia ser muito perigosa e ser, deveras, uma ameaça mortal para todos, uma vez que ela não tinha qualquer controle nem tão pouco Lorde Ballister. Ela fazia o que queria e como queria, mesmo que fosse preciso matar alguém no processo. 
Os diálogos entre eles os dois são de ir às lágrimas. Muitas vezes parecia ser o relacionamento entre pai e filha e não entre dois "vilões" que só queriam fazer valer a sua posição.
Resumindo, podia estar aqui o dia todo a escrever sobre Nimona e Lorde Ballister Coração Negro, assim como também de Sir Ambrosius Virilha Dourada (nome absolutamente hilariante), o arqui-inimigo de Lorde Ballister. Uma história de amor e ódio que existia entre os dois desde que eram muito jovens e sem noção dos seus actos e que, Nimona mesmo sem querer vai conseguir resolver.
Um livro delicioso, com personagens deliciosas e que, com toda a certeza, quem gosta deste tipo de livros vai adorar!!
(Este exemplar foi gentilmente cedido pela Saída de Emergência em troca de uma opinião sincera)

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é valioso!
Obrigada pela visita e volte sempre!