29/11/2013

A minha opinião... "E é assim que acaba..." de Kathleen MacMahon



Com o apoio da Presença, aqui vos deixo a minha opinião a este livro!
E é Assim Que Acaba...



Sinopse:
No inverno de 2008, Bruno, um norte-americano de meia-idade, desempregado na sequência da crise financeira, decide viajar para a Irlanda em busca das suas raízes. Quando conhece Bruno, Addie, de 38 anos, é uma mulher gentil, desejosa de agradar, que guarda dolorosas memórias do passado. Nem ela nem o pai estão muito recetivos àquele americano que aparece nas suas vidas, nem se encontram particularmente motivados pelas suas pesquisas genealógicas e históricas. Apesar destas divergências, Addie e Bruno vão viver juntos uma inesperada história de amor que fará mudar para sempre as suas vidas.





E É Assim que Acaba é uma história de amor que não vai conseguir esquecer!
«Uma história de amor diferente de todas as que já leu.»
Mirror

«Este romance é uma inesquecível história de amor e esperança.»
Cecelia Ahern

«Impossível ficar indiferente a este livro.»
Observer

A minha opinião
A minha vontade era de dar 4 estrelas e mais metade, mas ainda não existe esta opção...


Para começar digo que não estava, de todo, à espera de gostar tanto deste livro. Nunca tinha lido nada desta escritora e fiquei agradavelmente surpresa pela qualidade da história e pela maneira simples e leve como ela escreve.



A capa por si só, é bastante atractiva. Cores suaves e românticas que nos chamam logo a atenção e que nos remetem para um romance daqueles que nos fazem chorar baba e ranho (desculpem lá a imagem que vos plantei na mente).



Quando comecei a ler, achei-o um pouco confuso. Do género: Começou com um personagem, Bruno, e depois passa para outras, Addie, Hugh (pai), e Lola (cadela)e depois regressa à personagem inicial. Contudo, ao longo das páginas, vamos conhecendo melhor todas e cada uma das personagens. Os seus traumas, desejos, paixões e esperanças.



Basicamente, já referi aqui as personagens todas, faltando apenas Della (irmã de Addie) e o marido Simon, junto com as suas 4 filhas.



A mim custa-me um pouco escrever opiniões de livros que tenha gostado imenso, porque existe sempre aquela possibilidade de deixar escapar um spoiller ou dois... (ou até mais, se o Diabo permitir). No entanto, vou dar o meu melhor para não cair em tentação.



Bruno é um homem maduro de quase cinquenta anos que perdeu o emprego. Era corretor da Bolsa, na América. No entanto, as suas raízes são irlandesas. Como perdeu o emprego e na América decorre o período eleitoral em que os candidatos são MacCaine e Obama, Bruno decide refugiar-se em casa de uns parentes, desconhecidos, na costa Irlandesa.



Por sua vez, Addie e Lola, são companheiras inseparáveis desde que Addie a resgatou do abrigo de animais abandonados. Adoram passear pela praia e nadar na água gelada. Addie é uma mulher solteira de trinta e oito anos que se mudou para a casa do pai (médico e com mau feitio), que sofreu um acidente e precisa de cuidados.



Desde as descrições dos locais, das personagens, das situações até à emotividade que transparece em cada acção das personagens, este livro é um hino ao que o amor pode fazer por duas pessoas que se achavam perdidas.



O final... Que hei-de dizer eu do final? Soberbo, apesar de muito triste. Dei por mim a chorar e com um aperto no peito por imaginar tudo o que as personagens estavam a passar naqueles momentos.



Recomendo!

2 comentários:

  1. a capa portuguesa é mais gira que a espanhola. quando li dei 3.25, considerei um bom livro, mas a minha disposição não era a ideal para ler este género de livro por motivos pessoais, detestei o final apesar de ser previsivel o que iria acontecer. foi bom ler um comentario mais "positivo" do que o meu :), porque como na altura comentei e ja escrevi o livro até é bom . bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Susana,

      de facto a disposição para se ler determinado livro é importante... acredito que se tivesse sido em outra ocasião que estivesse mais "aberta" a esta historia que teria gostado mais :)

      O livro é bom e acabamos por começar a gostar e a compreender o que vai na cabeça de cada personagem, até porque o tipo de escrita assim o permite. Admito que no inicio custou-me um pouco a "viciar" na história, mas depois foi sempre a andar.. embora conseguisse ler o livro em menos tempo, mas o meu dia, infelizmente, não estica...

      obrigada pelo comentário!! Fazem sempre falta ^_^

      Beijinhos

      Eliminar

O seu comentário é valioso!
Obrigada pela visita e volte sempre!