03/02/2013

Rubrica "Opinião Destaque - Convidada do Mês" - Paula Cristina Nunes Pinto


Autor: John Verdon


Editora: Porto Editora
Data de Lançamento: Outubro 2011
Colecção: Alta Tensão
ISBN: 9789720043337
Nº Páginas: 448


Sinopse:
«Sei n0 que estás a p3nsar»

Pensa num Número é o thriller de estreia de John Verdon e uma revelação internacional


Pelo correio chega uma série de cartas perturbadoras que terminam com uma declaração inquietante: «Pensa num número qualquer até mil, o primeiro que te vier à cabeça... Repara agora como eu conheço bem os teus segredos.» Estranhamente, aqueles que obedecem constatam que o remetente de tais cartas previu com precisão a sua escolha. Para Dave Gurney, um inspetor de homicídios recém-reformado da Polícia de Nova Iorque e amigo de um dos alvos das missivas, o que primeiro lhe pareceu um caso estranho depressa se transforma num complicado quebra-cabeças que levará a uma investigação em grande escala na busca de um pérfido assassino em série.

Convidado como consultor pelo gabinete do procurador, em pouco tempo Gurney consegue alguns avanços na descoberta de pistas que a polícia local negligenciara. Ainda assim, diante de um adversário que parece ter o dom da clarividência e antecipar-se a todos os passos, vê os seus melhores esforços dissiparem-se como areia por entre os dedos. Terá encontrado, ao fim de vinte e cinco anos de carreira exemplar, um adversário capaz de o vencer?

Sobre autor:
John Verdon trabalhou durante vários anos como director criativo em agências de publicidade de Manhattan. Logo após o 11 de Setembro de 2001 mudou-se para uma pequena localidade no Norte do estado de Nova Iorque, onde se dedica à escrita a tempo inteiro.

Pensa Num Número, o seu romance de estreia, encontra-se já publicado em 24 países.


Críticas de imprensa

«[John Verdon] é o mestre dos enigmas.»
The Washington Post

«Uma trama ainda mais complexa do que a do seu primeiro livro, Pensa num Número, com cenas electrizantes e situações extremas em forma de enigmas aparentemente sem solução.»

El Mundo

«Se gosta de um bom enigma, Não Abras os Olhos é o livro ideal para si.»

CNN

«Um thriller que o tornará mais perspicaz, mas também lhe trará pesadelos. E que, por essas mesmas razões, vai adorar.»

Bookreporter

«Carregado de suspense e reviravoltas que lhe provocarão pele de galinha. E que o farão ler pela noite dentro.»
Star Tribune

Opinião p/ Paula Cristina Nunes Pinto
Há já algum tempo que não gostava tanto de um policial, fluído, engenhoso, que nos prende da primeira à última página, a cada capitulo que passa tentamos desvendar um pouco mais da mentalidade do serial killer.

Tudo começa quando são enviadas cartas enigmáticas que convidam / sugerem ao alvo, pensar num número de um a mil. («Pensa num número qualquer até mil, o primeiro que te vier à cabeça… Repara agora como eu conheço bem os teus segredos.» )...pois o assassino sabe qual o número que a vitima pensa.
Nas mesmas cartas seguem com breves versos enigmáticos, que ameaçam o alvo. Colocado acidentalmente em frente deste caso, por ser amigo do primeiro alvo (pelo menos é o que todos somos levados a pensar durante o livro), Gurney, um inspector carismático, que se debate com fantasmas do seu passado, apesar de reformado, foi largamente condecorado quando ainda exercia as suas funções, portador de uma inteligência acutilante, com uma capacidade particular de resolver os mais intrincados quebra cabeças. 
Tentando desvendar o complicado quebra cabeças em que as cartas do serial killer se revelam, Gurney vai alargando a sua área de acção, que se torna cada vez mais complicada e dimensional.
Um Triller não só fortemente psicológico, mas também com também com muitas mortes e actos sanguinários à mistura.
Neste policial em que o inspector Gurney anda sempre um passo atrás do assassino, criamos uma forte empatia com o mesmo, somos ambiciosamente levados a querer desvendar as missivas do assassino e apanhados na trama de reviravoltas que o mesmo vai tendo.
Gostei muito da escrita do autor, das personagens fortes que cria, entre elas Madeleine a perturbadora mulher de Gurney, dona de uma inteligência peculiar e marcada por um perturbador passado em comum. 
A minha sugestão é: se estiver na estante, tirem e leiam, se não o tiverem, corram a comprar, um livro que não decepciona, e que vos dará umas horas de prazer.
Desafio-vos a ficarem perturbados por este triller que vai testando a nossa inteligência até ao fim.

Como diz na sinopse do mesmo: "Considerado pela crítica internacional uma obra-prima do suspense, Pensa num Núm3ro dá-nos a conhecer uma personagem fascinante, capaz de rivalizar com Sherlock Holmes ou Poirot." 

Obrigada à Paula pela sua opinião sobre o livro, o que nos permite conhecer mais uma obra e mais um autor!

Boas Leituras
Vera Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é valioso!
Obrigada pela visita e volte sempre!