09/10/2012

A Guerra Dos Tronos e A Muralha de Gelo - Opinião


A Guerra dos Tronos 
As Crónicas de Gelo e Fogo - Livro Um
George R. R. Martin

A Guerra dos Tronos
Sinopse
Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, recebe a visita do velho amigo, o rei Robert Baratheon, está longe de adivinhar que a sua vida, e a da sua família, está prestes a entrar numa espiral de tragédia, conspiração e morte. Durante a estadia, o rei convida Eddard a mudar-se para a corte e a assumir a prestigiada posição de Mão do Rei. Este aceita, mas apenas porque desconfia que o anterior detentor desse título foi envenenado pela própria rainha: uma cruel manipuladora do clã Lannister. Assim, perto do rei, Eddard tem esperança de o proteger da rainha. Mas ter os Lannister como inimigos é fatal: a ambição dessa família não tem limites e o rei corre um perigo muito maior do que Eddard temia! Sozinho na corte, Eddard também se apercebe que a sua vida nada vale. E até a sua família, longe no norte, pode estar em perigo. Uma galeria de personagens brilhantes dá vida a esta saga: o anão Tyrion, ovelha negra do clã Lannister; Jon Snow, bastardo de Eddard Stark que decide juntar-se à Patrulha da Noite, e a princesa Daenerys Targaryen, da dinastia que reinou antes de Robert, que pretende ressuscitar os dragões do passado para recuperar o trono, custe o que custar.


A Muralha de Gelo
As Crónicas de Gelo e Fogo - Livro Dois
de George R. R. Martin

A Muralha de Gelo
Sinopse 
Estes são tempos negros para Robert Baratheon, rei dos Sete Reinos. Do outro lado do mar, uma imensa horda de selvagens organizou-se para invadir o seu reino. À frente deles está Daenerys Targaryen, a última herdeira da dinastia que Robert massacrou para conquistar o trono. E os Targaryen são famosos pelo seu rancor e crueldade... Mais perto, para lá da muralha de gelo que se estende a norte, uma força misteriosa manifesta-se de maneira sobrenatural. E quem vive à sombra da muralha não tem dúvidas: os Outros vêm aí e o que trazem é bem pior do que a própria morte... Ainda mais perto, na Corte, as conspirações continuam. O ódio entre as várias Casas aumenta e desta vez o sangue vai jorrar. E quando parece que nada pode piorar, o rei é ferido mortalmente numa caçada. Terá sido um acidente ou um assassinato? Seja como for, uma coisa é certa: a guerra civil vem aí!

George R. R. Martin prova porque é o maior escritor de fantasia da actualidade. Com uma imaginação poderosa, escrita inteligente e personagens cativantes, volta a deixar o leitor rendido e a ansiar por mais. Se gosta de um romance histórico épico, de um thriller arrepiante, de uma aventura emocionante, de uma fantasia credível e, em suma, de uma grande leitura... Então este livro é para si.


Opiniões pela Andreia Pedrogão (Contém Spoilers)

Na estreia desta viciante saga é-nos, imediatamente, apresentada quase toda a trama. Pois por muita desconfiança que haja em relação à rainha, o rei Robert vem quase como que a ordenar a Ned para que seja a sua Mão, pois a anterior terá sido assassinada.
Muito antes de Robert subir ao trono quem liderava os 7 reinos eram os Targaryen. Daenerys Targaryen do outro lado do mar jura vingar-se por aquilo que o assassino do seu pai que a fez fugir das terras do reino, ela e o irmão. Acabou por ter um casamento negociável através do irmão, mas este não durou muito tempo. Daenerys acaba por trazer de volta o que há muito se extinguiu nos 7 reinos, os dragões.
Jon Snow é um bastardo, filho de Ned e enteado de Lady Catelyn, com a partida de Ned para a corte e o desprezo de palavras amargas de Lady Catelyn acaba por partir em direcção da muralha de gelo com o tio. Mas este sofre uma perda.
Com a morte do rei Robert tudo se desmorona e vêm-se a saber certas verdades. Há morte do rei não foi um simples descuido, foi sim premeditada. Com as desconfianças de Ned sobre este, também ele é condenado com o título de “traidor” e acaba morte em praça pública com as suas filhas Sansa (que continua na corte) e Arya (que se julga fugida) a observar.
Na muralha retornam homens que se julgam mortos mas durante a noite a noite eles erguem-se e dão a sensação que querem atacar os que lá vivem.

Fiquei bastante empolgada pela continuação desta escrita surpreendente e viciante de Martin.

Boas leituras, leitores
Andreia Pedrogão



Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é valioso!
Obrigada pela visita e volte sempre!